A ANEMIA QUE ATACA AS ATUAIS WEBNOVELAS!

28/01/2013 01:17

 

Já deixei bem claro que sou fã do gênero. Se não fosse, não estaria noites, intervalos do serviço e ademais horas, com a cara nesse computador, escrevendo, anotando detalhes e divulgando a minha web PELE DE CORDEIRO. Tem que gostar muito para fazer isso, não concordam? Mas esse mundo bonitinho não é para qualquer um. É lindo abrir uma página e ver uma trama toda postada. Mais lindo ainda é ver que elas tenham conteúdo.

Imagino que o doce mundo de promover um título, fazer pessoas se tornarem fãs, gerar curtidas e comentários, possa fazer brilhar os olhos das ‘curicas’ de plantão. E de repente faz num lapso de ânimo ter a brilhante ideia... VOU ESCREVER UMA TAMBÉM!

Eu fui um desses, hein! Meu primeiro contato com webnovelas tem para mais de seus quatro anos. Mas só hoje resolvi me arriscar em publicar uma. Minha maior preocupação? O conteúdo da minha trama e a forma de apresenta-la! Não queria que minha história fosse mais uma no meio de tantas outras. Pois observei certa mesmice de tudo. As tramas com cara de miojo, a forma seca e abrupta de apresentar e afins... As webnovelas estão doentes! Morrendo de anemia é a grande verdade.

Uma coisa é imaginar a história a outra é fazer que através de um texto em forma de roteiro dê todo o suporte para que os leitores sintam e entrem no clima da trama. A principio achava uma gracinha brincar de fazer uma novelinha. Quem escreve com certeza imaginas as cenas, os atores, as transições de cenas enfim... MAS COMO FAZER MEU LEITOR TER SEQUER UMA APROXIMAÇÃO DISSO QUE PASSA NA MINHA CABEÇA? Oh God! Help me please!... Foi aí que resolvi não enquadrar minha web no padrão das demais. Primeiro solicitei a prévia criação do leitor de uma lista de músicas a serem usadas no capítulo, forneci fotos para ajudar na imaginação e também detalhei as narrações para que esteja claro a cena no imaginário do leitor. Fiz isso para inovar! E acredito que consegui.

Muitas das atuais webs exibidas não dão esse suporte, isso é fato! Apenas o texto ‘seco’ e uma descrição mequetrefe do tipo: beltrana sai, beltrana entra, beltrana ri. Que beltrana morra, oras bolas! No Blog Point das Webs, do meu amigo Diogo Castro, uma crítica em seu texto sobre minha novela foi a mais sincera possível e ajudou-me a escrever esse texto. Segundo o texto do rapaz, diz que tenho descrições “descaracterísticas”. No inbox, ele me explicou que parece um narrador. Meus caros, a ideia é exatamente essa! Uma descrição detalhada para ajudar que aquelas falam se tornem cenas na cabeça do meu público. Eu escrevo para teatro há quase dez anos e não poderia postar um roteiro simplesmente. Sabem porque? Porque do outro lado não existe uma equipe técnica, existe um público. E público não quer roteiro, quer história! Eu dou isso para eles com toda pompa e requinte, se me permite a modéstia. Incrível acreditar que com “descrições descaracteristicas” o point tenha estranhado o que é novo! Sim, não é igual as narrações de nenhuma outra. E me orgulho disso! Para o bem ou para o mal, chamou atenção, não foi? O que eu não poderia era me enquadrar em um padrão que em minha opinião é deficiente. Afinal, há um acordo, um contrato, ou até mesmo um combinado de como deve ser a formatação da webnovela? Não, não há. Quem sabe faz ao vivo, meus bebês. Quem inova, conquista seu espaço!

Muitas webs estão presas, são pouco desafiadoras, muito agua com açúcar que subestima a inteligência do público. São pálidas, anêmicas, fracas, sem graça... O que falta são os autores terem plena consciência do que é esse gênero. Levo tão a sério que ao contrário de muitos, não uso nome de atores reais, diretores e toda uma pataquada desse tipo... Não precisa disso. Isso não deixa a trama mais real, deixa? Nunca no Brasil! Ao meu ver, se torna patético. Não estou falando de fanfics, pois como tal as que vi até agora são ótimas e fazem jus ao gênero delas. E se me cabe um apelo ORIGINALIDADE POR FAVOR!